Propostas
O conjunto de ideias está aberto ao vosso contributo e em permanente actualização.- Escolha do novo Director da Faculdade:
Compete a este orgão escolher o novo director, agravando a nossa responsabilidade os alargados poderes deste, no novo modelo de gestão.
Consideraremos entre outros, na análise dos candidatos e dos seus planos estratégicos:
- Sensibilidade para as questões dos estudantes
- Capacidade e predisposição para o diálogo
- Experiência em cargos executivos
- Percurso académico reconhecido a nível interno e externo
- Defenderemos, intransigentemente, a autonomia administrativa da Faculdade de Direito da Universidade do Porto na actual conjuntura favorável à centralização da Universidade do Porto.
- Recusar-nos-emos a aprovar qualquer plano que nos seja apresenta no âmbito das alíneas a) e b), do número 2, do artigo 15º dos Estatutos da faculdade que não reflictam os interesses referidos.
- Propor o alargamento do horário de atendimento, quer da secretaria quer da tesouraria, de acordo com disposição do Reitor em que sugere que o funcionamento dos mesmo se realize também em horário de almoço ou pós-laboral (neste último caso muito importante para alunos de mestrado e pós-graduações).
- Propor que o Director estabeleça contactos com o Reitor de forma a conseguir o aumento do período de funcionamento da Sala Universia durante todo o horário de aulas e para além dele ou, caso tal não seja possível, propor a abertura da Sala de Computadores, usada na disciplina de Estatística, a todos os estudantes, fora do horário de aulas.
- Pugnar pelo alargamento do horário de funcionamento da biblioteca até às 22h, especialmente nas épocas de exames.
- Insistência no pedido à Reitoria, de criação de Salas de Estudo, especialmente nas épocas de exames, com horário nocturno, para os alunos do Pólo a que pertencemos.
Nestes vários pedidos, sabendo das limitações financeiras, não deixaremos de exigir estudos de viabilidade financeira e pedidos de apoio de forma a podermos concretizar as propostas possíveis e que tanto poderão contribuir para aumento do bem-estar e conforto dos nossos estudantes.
- Elaborar um documento de apoio aos Grupos Académicos, em conjunto com estes, reforçando o apoio e a colaboração da faculdade, assim como um apelo à desburocratização na comunicação e requerimentos.
A faculdade dispõe de um dos maiores e de maior qualidade, conjunto de Grupos Académicos do país. Todos eles, com necessidades especiais e de apoios urgentes, terão da nossa parte o compromisso em elaborar um documento, a apresentar ao director, em que questões como Salas, material informático ou apoio a actividades, serão convenientemente abordadas.
Tentaremos desta forma celebrar um acordo ou acordos (entre a faculdade e os seus grupos académicos), onde estarão previstas contrapartidas mútuas, tendo em vista a contribuição desses mesmo grupos e das suas actividades para a projecção do nome da faculdade, a melhoria geral da qualidade de vida académica dos estudantes e o desenvolvimento de actividades de cariz científico que, em grande medida, substituem a actuação da faculdade a esse nível. Queremos com isto conseguir, por parte da faculdade, um maior reconhecimento do mérito de actividades realizadas por grupos académicos em que estes se substituem à mesma (como por exemplo conferências, fóruns entre outros), de modo a que estas sejam apoiadas de forma mais substancial.
- Voltar a abordar o actual Estatuto do Trabalhador Estudante, claramente deficiente, propondo uma equiparação ao Estatuto dirigente associativo, ou pelo menos a criação de uma época de exames especial em Setembro.
- Procurar incentivar, docentes e os serviços académicos, no aumento da utilização dos serviços informáticos, nomeadamente o Sigarra. Afixação de notas (tão importante para alunos que não são do Porto), documentos, sumários desenvolvidos, avisos, são apenas algumas das funcionalidades ainda não exploradas na plenitude. Nesta medida também poderia ser enquadrada a disponibilização on-line de formulários para inscrição em provas orais e respectivo pagamento por multibanco, tal como acontece com as propinas.
- Em geral, sensibilidade, experiência e conhecimento de causa dos alunos para lidar com todas as questões que irão certamente surgir, que deriva da presença destes em grande parte dos Grupos Académicos e Associação de Estudantes, que lhes permite perceber quais os interesses a salvaguardar.
0 Responses to “Propostas”: